Mobilidade
Garupa pretende retornar de vez ao mercado pelotense
Aplicativo de mobilidade fez evento de relançamento da marca na cidade, pretendendo aproximar-se de motoristas e clientes
Paulo Rossi -
O Garupa, aplicativo de mobilidades similar ao Uber e ao 99Pop, promoveu nesta quinta-feira (18) um encontro de relançamento para Pelotas e região. Mesmo já existente há mais de um ano no município, a marca pretende agora chegar de vez, inclusive já tendo lançando seu escritório regional para aproximar-se de clientes e motoristas e tentar ganhar espaço no mercado.
A regional Pelotas será comandada por Luiz Otávio Gomes da Silva. Ele garante que a ideia é entrar em pelo menos 14 cidades da região em breve. Até o final deste ano, a iniciativa pretende ser ampliada também para Canguçu, São Lourenço do Sul, Chuí, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Piratini e ainda Camaquã.
Para ser atraente ao público, a ideia é ter convênios com bares, restaurantes e empresas em geral da cidade. Dessa forma o cliente pode ganhar benefícios através deste clube de pontos - como uma espécie de programa de fidelidade. Além do transporte de passageiros, o Garupa terá as modalidades Pet, Empresa, Kids e Objetos, na qual tanto empresas quanto pessoas podem chamar o motorista para transportar volumes e pacotes.
Para Bill Lara, diretor de novos negócios da empresa, a chegada definitiva em Pelotas, com o novo modelo de socioperador, faz com que a empresa ganhe vantagem em relação aos concorrentes pela proximidade do público. "A gente viu que precisava de ajuda local", revela, explicando que, desta maneira, a comunidade tende a achar-se mais abraçada pela iniciativa. Uma das maneiras de aproximação é não informatizar os sistemas de comunicação. Ou seja, sempre que o cliente ou o motorista contatar a empresa, falará com uma pessoa.
Proximidade também com o motorista
Lara revela que frequentemente funcionários do Garupa utilizam e avaliam o motorista anonimamente para traçar um perfil do serviço que está sendo prestado. Há também a avaliação dos passageiros, com estrelas, em formato similar ao dos concorrentes. E para proteger o motorista de ser mal avaliado injustamente, o passageiro precisa justificar notas as negativas. Ligações para usuários também poderão ser realizadas com o objetivo de pensar em novas melhorias. No evento com potenciais motoristas, foram apresentadas maneiras de melhorar a prestação do serviço e o relacionamento com o cliente.
Um dos presentes, Ivan Bueno, trabalha há dois meses em aplicativos, principalmente o Uber e o 99Pop. Ele agora retornará a trabalhar com o Garupa e defende que o mercado de Pelotas, no geral, é bom, e pode gerar bons ganhos. A reclamação de Ivan é sobre as tarifas cobradas pelas empresas. "Eles têm que nos incentivar a trabalhar mais e pagar menos", pontua.
Dentre as vantagens propostas está a possibilidade de ver destino e tempo para chegar até o passageiro antes de aceitar uma corrida. A escolha de um motorista favorito também permite a criação de uma clientela própria. Metas de premiações, como brindes, lavagens e redução de taxas, conforme o número de corridas em um período de tempo, serão oferecidas. O trabalhador também poderá optar por receber o pagamento apenas em cartão. "Se a gente souber usar as ferramentas disponíveis, elas podem se tornar muito rentáveis", garante Gomes da Silva. A tarifa inicial do garupa é de R$ 8,00 e a empresa fica com 20% dos valores de cada corrida.
Atualmente o Garupa possui 250 cadastros em Pelotas, mas muitos estão inativos. Presente em 70 cidades, com mais de dez mil motoristas e 250 mil passageiros, Lara projeta para a cidade uma similaridade com Santa Maria, onde são feitas 60 mil corridas mensais. "Gera uma receita fantástica", garante.
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